Parque Nacional Aparados da Serra - Cambará do Sul - Rio Grande do Sul - 18/04/2003

Quem não foi ainda, não pode deixar de ir. Este passeio até o Parque Nacional dos Aparados da Serra e ao Parque Nacional da Serra Geral é maravilhoso.

Cambará do Sul fica a 210 Km de Porto Alegre. Para chegar até a cidade você pode seguir pela BR 116 até o município de Estância Velha onde você dobra a direita e segue pela RS 238 até Taquara. De Taquara segue até São Francisco de Paula e dali você pode seguir pela RS 020 até chegar em Cambará conforme o mapa. No caminho você verá belíssimos campos e pastagens.

As pousadas do lugar são bem simpáticas e charmosas, algumas oferecem muito conforto e luxo, depende do gosto do cliente.

Itaimbézinho - Vista Tradicional
A trupe indo para Cambará, Odone e Suzana, nós e Tio Ronaldo e tia Betha.

Infelizmente a cidade não possui muitas opções de restaurantes e o tipo mais comum de comida que você vai encontrar é a comida campeira, mas é bem servida e saborosa.

O Parque Nacional Aparados da Serra funciona apenas de 4ª a domingo das 9 às 17 horas e o ingresso custa R$ 6,00/pessoa. No período de maio a agosto, é a melhor época para visitar o parque porque não há risco de nevoeiros. Neste caso, o parque é fechado à visitação para evitar acidentes.

A trupe com a Cachoeira das Andorinhas ao fundo - Itaimbézinho
Zeca & Carol curtindo o Canion do Itaimbézinho.

O Parque Nacional da Serra Geral fica a 23 Km de Cambará do sul. Não é cobrado ingresso para o acesso ao parque, no entanto não dispõe de nenhuma infra-estrutura. É necessário levar água e lanches, capa de chuva e de preferência utilize tênis bem macios para as caminhadas.

O melhor período para visitação também é de maio a agosto.

Canion da Fortaleza - Dentro é Santa Catarina.
A trupe a caminho da pedra do segredo com a Cachoeira do tigre Preto ao fundo - Fortaleza
Na Fortaleza, não deixe de realizar o passeio até a Pedra do Segredo. Neste passeio você cruza sobre o topo da Cachoeira do Tigre preto (foto à esquerda). É um passeio emocionante, principalmente se for época de muita chuva, pois a cachoeira tem bastante água para transpor (você tem de gostar de se molhar). Para concluir o passeio com chave de ouro, passe pela Cachoeira dos Venâncios e compre o excelente mel da região que você encontra nas lojas no centro da cidade e é extraído da flor da árvore nativa Carne-de-vaca, nome científico Styrax leprosus . Esta árvore é responsável pela produção do mel branco. Sua floração ocorre de dezembro a março e a frutificação de dezembro a maio. .
Momento à sós com torres ao fundo - Fortaleza.

O que você está esperando!! Planeje-se e faça este passeio, vale a pena o cansaço das caminhadas..

CONHEÇAM O BRASIL, ELE MERECE!!!!

A belíssima Cascata dos Venâncios

Ahh! Para os aficcionados por esportes radicais, os parques não permitem decidas aos Canions. As decidas, se permitidas,podem ser feitas somente utilizando guias muito experientes, devido ao risco que eles representam.

Em breve teremos mais fotos do passeio logo abaixo. Aguardem!!!

Cachoeira dos Venâncios em época de cheia
A trupe no alto da Fortaleza - estacionamento ao fundo
Alto da Fortaleza